Instituto Pensar - Contrariando Pazuello, Brasil fica em 8º lugar em ranking mundial de vacinação contra Covid

Contrariando Pazuello, Brasil fica em 8º lugar em ranking mundial de vacinação contra Covid

por: Nathalia Bignon


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e o presidente Jair Bolsonaro ? (Foto: Reprodução)

Com 2 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19 aplicadas, o Brasil figura no oitavo lugar no ranking mundial de vacinação, apontou nesta segunda-feira (1º) o Our World in Data, iniciativa ligada à Universidade de Oxford, que tem feito o rastreamento global da vacinação contra a doença. Em todo o planeta, mais de 94 milhões de doses de vacinas contra já foram utilizadas.

Leia tambémPF abre inquérito para investigar omissão de Pazuello no AM

Diante do atraso na vacina e dos diversos problemas logísticos e diplomáticos enfrentados pelo Brasil, a divulgação da posição do país colocou mais uma vez em xeque as promessas feitas pelo ministro da Saúde, o general da ativa Eduardo Pazuello.

"Promessa? de Pazuello

Em uma live ao lado de Jair Bolsonaro (sem partido) no último dia 14 de janeiro, o chefe da Saúde afirmou que, a partir do início da vacinação contra a Covid-19, iniciado no dia 18, o Brasil se tornaria o país que mais vacinou no mundo, ou, na melhor das hipóteses, em segundo lugar.

"E, a partir do início, com duas, seis ou oito milhões de doses já em janeiro, nós já vamos nos tornar o segundo, talvez o primeiro, dependendo dos Estados Unidos, país que mais vacinou no mundo. Apenas talvez atrás dos Estados Unidos ao final de janeiro?, disse, na ocasião.

Contrariando mais uma vez as projeções feitas pelo representante do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o Brasil segue atrás dos EUA (31,1 milhões), China (22,7 milhões), Reino Unido (9,4 milhões), Israel (4,7 milhões), Índia (3,7 milhões), Emirados Árabes (3,3 milhões) e Alemanha (2,3 milhões).

Leia também?Vão morrer na rua?: Saúde cita fila com 600 pacientes em Manaus

Com 12,8 milhões de doses de vacinas para enfrentar a pandemia ? 10 milhões da CoronaVac e 2 milhões da Oxford-AstraZeneca ?, o país precisaria de ao menos mais 20 milhões de doses do imunizante.

Brasil em 34º na vacinação por número de habitantes

Na lista de países que mais aplicam vacina em relação à população, Israel lidera, com mais de um terço da população tendo recebido ao menos uma dose da vacina e um quinto já foi completamente imunizado.

Os países onde mais pessoas receberam vacina são: Israel (34,74%), Emirados Árabes Unidos (31,18%), Reino Unido (13,22%) e Bahrein (10,02%). Neste quesito, o Brasil está em 34º neste levantamento, 0,96% da população vacinada com ao menos uma dose, atrás da Croácia (1,41%) e à frente da Costa Rica (0,90%).



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: